UEL e a prefeitura de Londrina assinaram nesta quarta-feira (28) termo de convênio que prevê a cessão de 10 novos professores para manutenção integral dos serviços de educação da primeira infância oferecido no Centro de Educação Infantil do Campus (CEI/CAMPUS) e no Hospital Universitário (CEI/HU), por meio do Colégio de Aplicação da UEL. O documento foi assinado no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, com a presença da reitora Berenice Quinzani Jordão, da secretária municipal da Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, da Pró-reitora de graduação Sueli Rufini, professores e demais autoridades.
Para a secretária municipal de Educação, a assinatura do convênio contribui para a melhoria dos serviços prestados pelo município. "O CEI da UEL é o único estadual do Paraná, um campo muito precioso de pesquisa e formação de profissionais e processos pedagógicos. Assim, pensamos em um modelo único de convênio para contribuir com essa atividade tão rica", apontou.
O documento considerou a oferta da Educação Infantil e a extensão dos serviços prestados pelos dois Centros de Educação mantidos pela Universidade, que juntos atendem a 220 crianças, filhos de servidores. Conforme o diretor do Colégio de Aplicação, Edmilson Lenardão, as duas unidades representam um trabalho de mais de 20 anos com completa estrutura. "É uma atividade muito importante para toda a comunidade e para continuar seu funcionamento é necessária essa parceria inédita entre público e público", considerou.
Para a reitora Berenice Quinzani Jordão, a formalização do convênio entre as duas partes representa o desfecho de um trabalho que teve início em abril do ano passado. "Formar crianças com a visão pedagógica que UEL possui é essencial para o fortalecimento da educação infantil. Quero agradecer a sensibilidade que todos tiveram desde o início e como estiveram sempre abertos ao diálogo para resolver as demandas da Universidade", afirmou a reitora.
Durante a solenidade, Marcelo Belinati destacou que a formalização da parceria entre a prefeitura e a UEL faz parte das ações previstas para melhorar os serviços públicos, nas várias demandas existentes. Ele destacou ainda que a Universidade é essencial para a construção de uma cidade melhor, que atenda a expectativa dos seus cidadãos.