MULHERES, TRABALHADORES RURAIS E PROFESSORES SERÃO OS MAIS ATINGIDOS COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, DIZ ESPECIALISTA
A Assuel Sindicato em parceria com o Sindsaúde e Sindiprol-Aduel, realizaram nesta manhã, 19, palestra sobre a reforma da previdência. A ministração ficou por conta do advogado especializado na área previdenciária, Ludimar Rafanhim que trouxe importantes informações sobre a PEC 06/2019 que trata sobre a reforma. O evento contou com apoio do Coletivo de Sindicatos de Londrina.
De acordo com Rafanhim, caso seja aprovada, a reforma vai trazer muitos prejuízos para os trabalhadores, " Esta reforma veio para acabar com a aposentadoria. As mulheres, a população rural e os professores serão os grupos mais prejudicados" declarou.
Ainda de acordo com o palestrante outro fator que preocupa muito é a proposta de capitalização que propõe a substituição do regime atual por um modelo de capitalização em que cada trabalhador faz a própria poupança, que é depositada em uma conta individual.
" Este modelo não funciona. O Chile é um exemplo onde o sistema foi implantado e é tido como modelo pelo Ministro da Fazenda Paulo Guedes. Lá as aposentadorias pagas hoje são 30% do que se ganhava antes de o modelo ser implantado. Ou seja, perderam 70% da renda, Esta situação tem levado muitas pessoas ao suicídio", disse.
A mobilização dos trabalhadores por meio dos sindicatos é o principal meio de se evitar que a reforma seja aprovada. " A população tem de ir para as ruas para se manifestar contra tudo isso. É preciso pressionar os deputados e senadores para votar contra a reforma, caso contrário será o fim da aposentadoria do povo brasileiro", enfatizou Ludimar Rafanhim.